Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Neoplasia desarticula organização criminosa especializada em fraudes para obtenção de benefícios previdenciários

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Operação Neoplasia desarticula organização criminosa especializada em fraudes para obtenção de benefícios previdenciários


 A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (Cgint), iniciou, nesta quarta-feira (6/10), a Operação Neoplasia com o fim de desarticular organização criminosa especializada na realização de fraudes, por meio da falsificação de exames e laudos médicos de hospitais, para obtenção de benefícios previdenciários, notadamente auxílio-doença.

A operação mobilizou 15 policiais federais para o cumprimento de seis mandados judiciais, sendo três mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina (PI). Todos os mandados judiciais foram cumpridos no município de Picos (PI).

No decorrer das investigações, já foram identificados 190 benefícios atrelados à organização criminosa, dos quais já se constatou a fraude em 38 deles, causando, até o momento, um prejuízo efetivo ao INSS superior a R$ 230 mil.

A pedido da Polícia Federal, foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias de três envolvidos nas fraudes identificadas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa (Art. 2º, da Lei 12.850/2013), estelionato majorado (Art. 171., § 3º, do Código Penal); falsidade ideológica (Art. 299., do Código Penal) e uso de documento falso (Art. 304., do Código Penal).

O nome Neoplasia decorre do fato de os investigados se apresentarem, na maioria dos casos, como portadores de doenças neoplásicas (câncer), falsificando exames e atestados médicos, para fins de recebimento de benefícios previdenciários.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.