Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate falsificação de documentos públicos e uso de documento falso

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Polícia Federal combate falsificação de documentos públicos e uso de documento falso


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (26/10), a Operação IDENTITY com o objetivo de desarticular grupo criminoso voltado à falsificação de documentos públicos e uso indevido de símbolos e sinais de órgãos da Administração Pública e do Poder Judiciário, mediante a venda, pela “internet”, de carteiras do tipo porta-identidade funcional, confeccionadas com o brasão da República e demais símbolos, dísticos e sinais de órgãos públicos, sem a devida autorização.

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e duas ordens judiciais de retirada de conteúdo de “sites” da rede mundial de computadores – “internet”.

As ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, estão sendo cumpridas nas cidades de Goiânia (GO) e Toledo (PR).

As investigações começaram em fevereiro de 2020, em Sorocaba (SP), com a prisão, em flagrante, de um indivíduo que portava falsa identidade funcional de delegado de Polícia Federal, bem como uma carteira do tipo porta-funcional, na qual constavam o brasão da República e a inscrição Poder Judiciário Federal.

Com o avanço das investigações, foram identificados os supostos responsáveis pela venda indiscriminada, pela “internet”, de carteiras do tipo porta-identidade funcional dos mais variados órgãos e entes públicos, sem nenhum tipo de controle ou autorização legal.

Os crimes investigados são previstos nos artigos 297 (falsificação de documento público), 304 (uso de documento falso), 307 (falsa identidade) e 296, § 1º, inciso III (falsificação de selo ou sinal público), todos do Código Penal.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.