Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal erradica 85 mil pés de maconha no Maranhão

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Polícia Federal erradica 85 mil pés de maconha no Maranhão


 A Polícia Federal iniciou no período de 18 a 23 de outubro de 2021, na região oeste do Estado do Maranhão, a quinta fase da Operação Fusarium, que consiste em várias ações policiais que visam erradicar plantações de cannabis sativa, erva popularmente conhecida como maconha. Tais ações já ocorreram nos Estados de Pernambuco e Bahia, bem como em território paraguaio.

No Estado do Maranhão, a Polícia Federal erradicou cerca de 85 mil pés, 500 mudas e 1kg de sementes de cannabis sativa nas terras indígenas de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme (MA) e Centro Novo (MA). Ademais, encontrou-se, “in loco”, 10kg de maconha prontos para o tráfico. Todas as substâncias entorpecentes encontradas perfazem cerca de 28 toneladas.

No bojo da operação policial, foi realizada a prisão, em flagrante, de uma pessoa que foi encontrada em uma das plantações portando droga e uma espingarda calibre .22. O conduzido foi autuado por tráfico de drogas, com pena que pode chegar a 15 anos de reclusão.

A operação tem o escopo de reduzir a produção e oferta de maconha no Estado do Maranhão, de desarticular a venda de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar condutas ilegais e descapitalizar o grupo criminoso.

Para realização da operação, a Policia Federal empregou, aproximadamente, 42 servidores e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

* A operação foi denominada FUSARIUM em alusão a fusariose: doença infecciosa causada por um fungo oportunista, o Fusarium spp., que pode ser encontrado no ambiente, principalmente em plantações.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.