Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga esquema de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Polícia Federal investiga esquema de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (6/10), a Operação Maasari, que tem como objetivo desarticular um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. Os envolvidos investigados movimentaram mais de R$ 24 milhões em suas contas bancárias, sem que tivessem declarado capacidade financeira que justificasse o montante. Na ação de hoje, cerca de 20 policiais federais deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Curitiba (PR) e dois em Ponta Grossa (PR).

O trabalho é um desmembramento da Operação Beirute, realizada pela Polícia Federal em 2014. Ela desmantelou uma organização criminosa com ramificações em diversos países. Na ocasião, foi constatado que o grupo investigado atuava na exportação de cocaína da América do Sul para os continentes europeu, africano e asiático.

Entre os envolvidos, está um libanês residente em Curitiba, apontado como financiador das atividades ilícitas e responsável pela intermediação com traficantes asiáticos e libaneses. As investigações revelaram que tal indivíduo constituiu uma estrutura formada por empresas fictícias e seus respectivos sócios, tendo como propósito operacionalizar a lavagem dos recursos oriundos do tráfico internacional de drogas.

Verificou-se que os investigados movimentaram mais de R$ 24 milhões em suas contas bancárias durante o período apurado, grande parte por meio de transações em espécie e operações estruturadas (denominadas comumente de “smurfing”), bem como investimentos e aquisição de bens, tudo isto sem capacidade econômica e financeira declaradamente compatível, havendo, também, indícios de interposição das pessoas físicas e jurídicas para fins de ocultação dos bens e valores.

Os investigados poderão responder pelo crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de 3 a 10 anos para cada ato de lavagem.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.