Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga movimentações financeiras irregulares em São Paulo

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Polícia Federal investiga movimentações financeiras irregulares em São Paulo


 A Polícia Federal iniciou, hoje (26/10), a segunda fase da Operação Cash Box para dar continuidade à apuração de crimes de operações financeiras irregulares e evasão de divisas. Policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

 A investigação demonstrou expressivas movimentações financeiras por parte de empresas sediadas no município de São Paulo com doleiro da região de Campinas, já identificado na Operação Cash Box. Os elementos obtidos demonstram haver indícios de que as empresas, registradas para atividade de transporte de cargas, inexistem, uma vez que, embora tenham movimentado consideráveis valores, não registram empregados, foram constituídas por um mesmo escritório de contabilidade e possuem endereços apenas para fins fiscais.

Os mandados, que visam a apuração do envolvimento dos sócios das empresas investigadas, foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, e o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Campinas, para análise e cruzamento com as informações já colhidas na primeira fase da operação.

Da Operação Cash Box

A investigação que culminou com a Operação Cash Box, realizada em 27/5/2021, iniciou-se em 2020, a partir de informações bancárias compartilhadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), relacionadas à pessoa jurídica sediada no município de Amparo (SP). Esta atuaria ilegalmente no mercado de câmbio, vendendo moedas estrangeiras em espécie e também realizando operações de dólar-cabo, para remessa de valores ao exterior.

Segundo informações do Coaf, no período de 2/3/2015 a 1º/6/2020, registrou-se movimentação em espécie no valor de R$ 115,4 milhões, fragmentada em milhares de depósitos.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.