Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Contágio II investiga fraudes em procedimentos licitatórios em Plácido de Castro (AC)

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Operação Contágio II investiga fraudes em procedimentos licitatórios em Plácido de Castro (AC)


 A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (5/11), a Operação Contágio II, que investiga irregularidades em licitações que aconteceram no primeiro semestre do ano de 2020, no município de Plácido de Castro (AC), na gestão passada.

 Um dos contratos investigados – no valor de mais de meio milhão de reais - visava à compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde que atuavam no combate à pandemia da covid-19. 

A investigação identificou na prefeitura à época dos fatos uma espécie de gabinete de compras paralelo ao da secretaria de compras e licitações, sendo que seus integrantes sequer pertenciam aos quadros do município. 

Foi apurado também, que os objetos adquiridos no procedimento não foram armazenados no depósito da Secretaria de Saúde do município, o que impediu qualquer tipo de controle sobre a quantidade e qualidade dos produtos. 

Chamou a atenção dos investigadores, o fato de que na sede da empresa vencedora foram encontradas notas fiscais que demonstram grande diferença entre o valor de aquisição dos produtos e os preços fornecidos à prefeitura. Alguns objetos chegaram a ser vendidos pelo dobro do valor. 

Foi identificada a atuação de um vereador de Rio Branco (AC) nos fatos investigados. A operação cumpriu, na data de hoje, mandado de busca e apreensão no gabinete do referido parlamentar. 

O nome da operação, Contágio II, faz referência ao fato de que o objeto de contrato investigado é justamente a compra de itens EPIs, que visam evitar que profissionais de saúde sejam contagiados pelo vírus da covid-19.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.