Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Peneira combate extração mineral clandestina na região de Seropédica (RJ)

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Operação Peneira combate extração mineral clandestina na região de Seropédica (RJ)


 Nesta quarta-feira (17/11), a Polícia Federal, com apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), iniciou a Operação Peneira com objetivo de reprimir extração mineral clandestina na região de Seropédica (RJ), na Baixada Fluminense.

Na ação, os policiais fizeram incursão em área extensa, próxima ao Rio Guandu, principal fonte de abastecimento de água do Estado.

Durante a operação, um dos responsáveis pelo areal foi preso em flagrante e documentos, caminhão e retroescavadeira, apreendidos. Além disso, foram coletadas informações com o fim de subsidiar as investigações contra outros envolvidos na exploração da área e extração ilegal da areia, sem prejuízo de eventuais outros crimes cometidos.

A região, geralmente dominada por milicianos, é conhecida por abrigar locais de retirada de areia sem autorização do Poder Público, que, além de configurar crime de usurpação do patrimônio da União (subsolo), causa grave prejuízos ambientais, como a supressão da vegetação, o afugentamento de animais, a contaminação da água por combustíveis, óleos lubrificantes, substâncias revolvidas do próprio solo e alteração de lençóis freáticos. Desequilíbrio capaz de afetar a população local e outros municípios.

Essa atividade ilícita provoca destruição irreversível, similar à extração de ouro, converte o terreno em área inabitável, estéril, com profundos lagos de lama e montes de areia que são deixados para trás na medida em que se tornam menos produtivos.

O nome da operação – Peneira – faz referência à separação entre atividades autorizadas e clandestinas.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.