Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil inicia Operação Vetus II de combate a crimes contra idosos em cidades maranhenses

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Polícia Civil inicia Operação Vetus II de combate a crimes contra idosos em cidades maranhenses


 Com início no dia 15 de outubro, a Polícia Civil do Maranhão iniciou, em cidades do Estado, a Operação Vetus II, que tinha como objetivo combater crimes de violência contra idosos, por meio de ações coordenadas das Forças de Segurança do Estado e o Ministério Público, especialmente da Delegacia do Idoso.

Na última quinta-feira (18), apontado como o dia D da operação, foram realizadas visitas e verificação se havia descumprimentos de medidas protetivas, além de um balanço dos trabalhos realizados por diversos órgãos envolvidos nessa grande operação de nível nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No Maranhão, os alvos da operação foram as cidades de São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Caxias, Itapecuru-Mirim e Codó, tendo como resultado o de 113 vítimas atendidas por meio de denúncias e uma resgatada. A ação policial contou com a participação de 30 policiais civis do Maranhão.

Dados contabilizados pela Polícia Civil do Maranhão até o último dia 18, apontam que foram realizadas 90 visitas e diligências policiais em abrigos, lares, residências e demais locais de moradia dos idosos. Sendo cumprido um mandado de busca, um mandado de prisão e 37 Medidas Protetivas de Urgência (MPU) solicitadas.

No total, uma pessoa foi presa, um auto de prisão em flagrante lavrado, quatro inquéritos policiais concluídos, quatro inquéritos policiais instaurados e 11 termos circunstanciados de ocorrências lavrados.

A violência contra o idoso é crime previsto em lei e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. 

Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Direitos Humanos (Disque 100), Disque-Denúncia (98) 3223-5800 (capital), 0300 31 35 800 (interior) e (98)99224-8660 (WhatsApp).

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.