Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a Operação Cacurí contra exploração sexual de crianças e adolescentes na “internet”

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Polícia Federal inicia a Operação Cacurí contra exploração sexual de crianças e adolescentes na “internet”


 Nesta manhã (9/11), a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão na residência de investigados por crimes relacionados ao abuso e exploração sexual infantil. A ação é resultado da Operação Cacurí e foi realizada nas cidades de Abaetetuba, São Francisco do Pará e Ananindeua, todas no Estado do Pará.

A Polícia Federal tem como prioridade o combate aos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantil, visando identificar vítimas vulneráveis e prender abusadores fazendo cessar o cometimento de tais ações. Ressalta-se a importância da participação da sociedade ao informar toda e qualquer forma de violência praticada contra crianças e adolescentes.

Com as ações de hoje, no combate à exploração sexual infantil, a Polícia Federal, somente no ano de 2021, cumpriu 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Baião, Moju, Vigia, Ananindeua, Abaetetuba, São Francisco do Pará e Belém, 10 mandados de quebra de dados telemáticos, duas prisões em flagrante e uma prisão preventiva, além da identificação e resgate de quatro vítimas vulneráveis abusadas sexualmente.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder pelos crimes de armazenamento (Art. 241-A, do ECA, 1 a 5 anos) e armazenamento (Art. 241-B, do ECA, 1 a 4 anos) de pornografia infantil previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 9 anos de prisão. As investigações continuam em andamento.

* O nome da operação remete a uma armadilha indígena usada para pegar peixes.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.