Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação contra lavagem de dinheiro em Corumbá (MS)

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Polícia Federal inicia operação contra lavagem de dinheiro em Corumbá (MS)


 Na manhã de hoje (4/11), a Polícia Federal iniciou a Operação Washer, que investiga um suposto esquema criminoso de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, originário do tráfico transnacional de drogas, por meio de empresas que atuam no setor de transporte de cargas.

Policiais federais deram cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão, sendo três na cidade de Corumbá (MS) e dois em São Paulo (SP).

As investigações demonstraram que, entre 2013 e 2019, foram movimentados mais de 27,5 milhões de reais. Além disso, constatou-se o recebimento de valores provenientes de diversas origens do país, sem fundamentação econômico-financeira, com imediata realização de pagamentos ou de transferências a terceiros, sem justificativa aparente.

* A operação foi batizada de Washer em referência à língua inglesa, na qual “washer” significa “máquina de lavar”. Também faz referência à origem da terminologia lavagem de dinheiro, que surgiu nos EUA, na década de 20, quando os mafiosos adquiriam lavanderias para ocultar o produto de seus crimes. 

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.