Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação de combate à lavagem de dinheiro em Dionísio Cerqueira

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Polícia Federal inicia operação de combate à lavagem de dinheiro em Dionísio Cerqueira


 Nesta quinta-feira (25/11), a Polícia Federal promoveu o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Dionísio Cerqueira (SC). Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal em Chapecó (SC), no bojo de um inquérito policial que já apurava o contrabando de camarão e o descaminho de vinhos, ambos oriundos da Argentina.

 Os mandados são cumpridos nas residências de duas pessoas que usavam suas contas para receber dinheiro enviado por pessoas e empresas que adquiriam produtos oriundos de contrabando e de descaminho, configurando, em tese, o crime de lavagem de dinheiro. 

As contas-correntes que os investigados operavam são conhecidas “contas de passagem”, já que os verdadeiros titulares do dinheiro as utilizam para dissimular a origem ou destino do dinheiro proveniente das atividades de contrabando ou descaminho, na tentativa de conferir um caráter lícito aos valores.

As investigações apontam que, nas contas dos investigados e de uma empresa que operavam na época, foram depositados mais de R$ 11 milhões entre os anos de 2017 e 2019. 

O crime de lavagem de dinheiro, previsto no Art. 1º, da Lei 9.613/1998, tem pena prevista de 3 a 10 anos de reclusão.   

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.