Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para combater o descaminho de vinhos de origem argentina

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Polícia Federal inicia operação para combater o descaminho de vinhos de origem argentina


 Nesta quarta-feira (10/11), a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, iniciou operação para investigar um grupo familiar investigado por vender bebidas importadas irregularmente por intermédio de plataforma de comércio eletrônico, muitas vezes utilizando o nome de terceiros e promovendo as entregas por meio dos Correios.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, nas cidades de Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR), em residências de um dos investigados. Na ação de hoje, foi apreendida grande quantidade de bebidas, e duas pessoas foram presas em flagrante.

Num período de 20 meses, entre 2019 e 2021, aconteceram 57 apreensões de vinhos despachados por esse grupo, resultando no valor de mais de R$ 230 mil em negociações. No entanto, estima-se que o valor das mercadorias vendidas pelo grupo seja muito superior, sendo que o montante exato será esclarecido no afastamento do sigilo bancário das contas utilizadas pelo grupo, já autorizado pela Justiça. 

Além das buscas realizadas, dentre as medidas adotadas nesta data, determinadas pelo Juízo Federal de Chapecó (SC), consta o bloqueio de valores em cinco contas bancárias que eram utilizadas pelos investigados e a suspensão da atividade de natureza econômica e de comércio por intermédio da plataforma eletrônica, o que impede que os integrantes do grupo continuem a vender produtos por esse canal de vendas “on-line”. 

O Juízo decidiu, ainda, pela instalação do monitoramento eletrônico nos seis integrantes do grupo. Eles responderão – na medida de suas participações – pelos crimes de descaminho, praticado em associação criminosa, falsidade ideológica e a utilização de documentos ideologicamente falsos para despacho das mercadorias nos Correios. No total, as penas culminadas podem chegar a 17 anos de prisão.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.