Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para combater a falsificação de cédulas falsas em sete Estados

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Polícia Federal inicia operação para combater a falsificação de cédulas falsas em sete Estados


 A Polícia Federal iniciou, hoje (16/11), a Operação Speculum. A ação se desenvolveu em razão de investigações que resultaram no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, e a realização de seis (PR), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Boa Esperança (ES), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP).

A operação foi levada a cabo pela Unidade de Repressão à Falsificação de Moedas e Crimes Federais, uma força-tarefa entre a Polícia Federal e a Diretoria de Segurança Corporativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, situada na Delegacia de Polícia Federal em Maringá (PR).

Foram apreendidos modelos falsificados de Carteiras Nacionais de Habilitação e Carteiras de Identidades. Esses documentos seriam utilizados para fraudes diversas, sendo que os modelos de CNHs, enquanto ainda não preenchidos, são documentos considerados como federais.

Os autuados foram indiciados pelos crimes de falsificação de documento público, previsto no Artigo 297 c/c Artigo 29, do Código Penal, que tem pena de reclusão de até 6 anos e multa, além do crime previsto no Artigo 304 c/c Artigo 14, II, também do Código Penal, por tentar colocar em circulação os documentos falsificados, que tem a mesma pena do delito de falsificação de documento público.

É importante ressaltar que a Polícia Federal, desde o ano de 2019, apreendeu centenas de cédulas de CNHs e RGs falsificados, sendo que esses documentos contrafeitos simulam os itens de segurança dos originais, ludibriando os cidadãos. O combate à falsificação de moeda e documentos federais traz dupla proteção à sociedade, uma vez que protege a credibilidade de nossos documentos públicos junto aos cidadãos, bem como evita fraudes que são cometidas a partir desses documentos.

* O nome da Operação, Speculum (“espelho” em latim), diz respeito aos espelhos dos documentos apreendidos, pois esses são contrafeitos e vendidos para todo o país sem preenchimento, para que os compradores os preencham em nome de terceiros ou de pessoas que não existem, conseguindo, assim, enganar alguns órgãos públicos, o comércio e o sistema bancário.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.