Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia segunda fase de operação que apura fraude em licitação na compra de medicamentos contra a covid em Santana (AP)

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Polícia Federal inicia segunda fase de operação que apura fraude em licitação na compra de medicamentos contra a covid em Santana (AP)


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (9/11), a segunda fase da Operação Inconcinnus. O objetivo é identificar todos os envolvidos em um suposto esquema criminoso para fraudar licitação de aquisição de medicamentos contra a covid-19 no município de Santana (AP), em maio de 2020.

Policiais federais deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão: dois na cidade do Rio de Janeiro (RJ) – em uma empresa e na residência de seu proprietário –; e outro mandado foi cumprido em Curitiba (PR), na casa de uma ex-servidora do município de Santana, que trabalhou no setor financeiro.

A ação de hoje é fruto da primeira fase da Inconcinnus, realizada no último mês de junho, ocasião em que a Polícia Federal teve acesso a documentos que apontaram quem seria o verdadeiro proprietário de uma empresa de fachada. Esta fora criada com o intento de burlar o caráter competitivo de processo licitatório que envolveu cifras que superam R$ 1,5 milhão.

Além dessas informações, a primeira fase da operação revelou a participação de uma então servidora municipal no esquema, que consistia em direcionar a licitação para um vencedor já previamente determinado. No caso, a empresa criada para tal fim.

Os envolvidos poderão responder por falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, associação criminosa, fraude à licitação e organização criminosa. As penas podem chegar a 36 anos de reclusão.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.