Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: No Rio de Janeiro, Polícia Federal inicia Operação Skal para apurar desvios de recursos públicos da Saúde

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

No Rio de Janeiro, Polícia Federal inicia Operação Skal para apurar desvios de recursos públicos da Saúde


 Na manhã desta quarta-feira (15/12), a Polícia Federal iniciou a Operação Skal para combater o desvio de recursos públicos federais no município de Barra do Piraí, região sul do Estado do Rio de Janeiro.

Na ação, cerca de 120 policias federais cumprem quatro mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Barra do Piraí, Vassouras, Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e na capital Rio de Janeiro.

A investigação é fruto do trabalho conjunto entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal e teve início ainda no ano de 2018, com base em informações sobre desvios de recursos públicos em obras realizadas em hospitais locais.

Ao longo dos trabalhos, ficou evidenciado que servidores municipais estavam atuando em conjunto com empresas para desviarem recursos destinados à saúde do município, principalmente por meio de hospitais privados, mas que atendem a população por meio de convênio com o Poder Público.

Entre os investigados, encontram-se servidores do alto escalão da Secretaria da Saúde Municipal de Barra do Piraí, agentes dos principais hospitais conveniados locais, além de empresas de outras regiões do Estado.

Os repasses que são objeto de investigação ultrapassam a casa dos R$ 6 milhões, e os investigados poderão responder pelo crime de peculato, corrupção passiva e associação criminosa, sem prejuízo de outros relacionados que podem surgir no decorrer da investigação.

* O nome Skal faz referência à palavra SAÚDE em línguas escandinavas, sendo usada nesse sentido desde o tempo dos Vikings.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.