Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas em São Paulo

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Polícia Federal desarticula grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas em São Paulo


 A Polícia Federal iniciou, hoje (7/12), a Operação Sertãozinho, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo, para investigar a atuação de uma associação criminosa voltada para o tráfico de drogas, em São Paulo.

Policiais federais cumpriram quatro mandados de prisão preventiva, com apoio da Polícia Militar, em desfavor de quatro investigados: um, na cidade de Ribeirão Preto (SP); dois, na cidade de Sertãozinho (SP); e um, na cidade de Alfenas (MG).

As investigações demonstraram que o grupo agia por meio de empresas de transporte de fachada para o recebimento, depósito e distribuição do entorpecente. A configuração dos negócios permitia, facilitava e ajudava a encobrir e manter na clandestinidade as ações criminosas do grupo. As empresas estavam localizadas em cidades próximas a Ribeirão Preto (SP), tanto no interior de São Paulo, quanto de Minas Gerais.

As ações do grupo consistiam em organizar a aquisição do entorpecente, seu transporte até as empresas ou de empresas para outras empresas de fachada do grupo, a depender da logística necessária, sua guarda e depósito. Enquanto isso, o líder do grupo decidia as ações a serem realizadas e negociava a venda da droga e seu pagamento com os interessados.

Além dos mandados de prisão preventiva cumpridos hoje, ao longo da investigação, foram cumpridos outros dois mandados de prisões temporárias e três mandados de busca e apreensão. Dois deles foram cumpridos na residência dos envolvidos e um na empresa de transporte da qual são sócios. Nesses locais, foram realizadas a apreensão de 330kg de maconha e haxixe, documentos e demais provas dos crimes praticados, que, após, analisados, permitiram novo pedido de prisões cumpridos hoje, haja vista terem sido identificados mais dois integrantes do grupo e indicativos da continuidade da pratica do crime.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.