No período de 1º a 6 de dezembro, equipe integrada por policiais federais e militares realizaram a destruição de 15 portos clandestinos localizados às margens do Lago de Itaipu, fronteira com o Paraguai, num perímetro de, aproximadamente, 80 quilômetros, entre os municípios lindeiros de Guaíra e Entre Rios do Oeste.
Esta foi a quarta etapa para retomada desses pontos estratégicos, sendo que, ao longo de 2021, foram realizadas outras três atuações estratégicas similares, enfatizando a convergência de propósitos das forças de segurança locais em desarticular organizações criminosas da região. Ao longo dos trabalhos de destruição, as equipes puderam realizar apreensões de contrabando.
O trabalho atingiu o levantamento georreferenciado e a destruição de áreas utilizadas pela criminalidade por meio de rotas fluviais no Lago de Itaipu para a prática de tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando e descaminho.
Considerando que esses portos clandestinos são feitos na mata ciliar do Lago de Itaipu, em área de proteção ambiental, os proprietários das áreas foram mapeados e identificados. Medidas afins à legislação ambiental poderão ser tomadas contra aqueles que permitirem a ocorrência de crimes em sua propriedade.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. e desta operação interagências equipes do BPFron e Bope da PM-PR, Polícia Federal, Tigre, Cope e GOA da PC-PR, Bope/PM-MS, Receita Federal, FNSP e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi)/MJSP.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.