Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para investigar desvios de verbas destinadas à educação em Pernambuco

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Polícia Federal inicia operação para investigar desvios de verbas destinadas à educação em Pernambuco


 Na manhã desta sexta-feira (10/12), a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, desencadeou a Operação Literatus, visando apurar suspeita de crimes contra a Administração Pública relacionados a contratos de aquisição de livros e “kits” escolares por órgãos municipais e estaduais em Pernambuco.

A PF deu cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão em dois Estados. Além disso, as empresas envolvidas foram proibidas de firmar novos contratos com a Administração Pública pelo prazo inicial de 120 dias. Participaram da ação 75 policiais federais, além de 8 auditores da CGU.

A investigação foi iniciada a partir da instauração de inquérito policial há cerca de um ano e meio, após a PF tomar conhecimento de irregularidades em processos administrativos que resultaram na contratação direta indevida de empresas pernambucanas por diversos órgãos públicos, além de indicativos de desvios dos recursos empregados nessas aquisições.

 Os empresários se utilizaram de um permissivo legal excepcional, a adesão a atas de registro de preço efetuadas por autarquias federais de outros Estados, para lograrem ser fornecedoras desses órgãos pernambucanos. Auditorias preliminares realizadas apontaram evidências de fraude em documentação constante desses processos administrativos, utilizadas para demonstrar uma suposta vantagem na contratação direta das empresas envolvidas. Há, também, suspeitas de pagamento de vantagens a servidores vinculados a órgãos dos quais as empresas eram fornecedoras.

Na investigação, são apurados os delitos de contratação direta indevida, peculato (desvio de recursos públicos), corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas desses crimes, somadas, podem chegar a 47 anos de prisão.   

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.