Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operações Falsum Identitatis e Patronos no Rio de Janeiro

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Polícia Federal inicia operações Falsum Identitatis e Patronos no Rio de Janeiro


 Nesta quarta-feira (1º/12), a Polícia Federal iniciou duas operações simultâneas com o objetivo de desarticular quadrilhas especializadas em fraudes previdenciárias.

Nas ações de hoje, cerca de 40 policiais federais participam das duas operações em que são cumpridos, ao todo, 12 mandados judiciais, expedidos pela 1ª e 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

No âmbito da Operação Falsum Identitatis, os policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em residências de pessoas investigadas pela prática de fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Durante as investigações, foi apurado que a quadrilha é especializada na falsificação de documentos de identidade e que, atualmente, existem dezenas de benefícios ativos sendo sacados mensalmente, obtidos com o uso de documentos falsos.

Concomitantemente, os policiais cumprem ainda outros quatro mandados de busca e apreensão, no âmbito da Operação Patronos, também relacionada a fraudes contra o INSS, no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

A Operação Patronos investiga a possível participação de advogados e despachantes num esquema de obtenção de pensões fraudulentas no INSS, mediante a falsificação de documentos que simulam um vínculo conjugal inexistente entre pessoas falecidas e os criminosos beneficiados pelas fraudes.

Nas investigações das duas operações realizadas hoje, a Polícia Federal contou com o apoio do Núcleo Estadual da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista no Estado do Rio de Janeiro, órgão pertencente à estrutura do Ministério do Trabalho e Previdência.

Estima-se um prejuízo de cerca de R$ 20 milhões, caso os benefícios fraudulentos não fossem descobertos. 

 (Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.