Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apreende dinheiro proveniente do tráfico de drogas no Acre

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Polícia Federal apreende dinheiro proveniente do tráfico de drogas no Acre


 A Força-Tarefa de Segurança Pública do Acre, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, apreendeu na manhã de hoje (25/1), em uma abordagem na Avenida Ceará, Rio Branco (AC), uma grande quantia de dinheiro em espécie. O montante estava na posse de um indivíduo que atuava a mando do líder da organização criminosa desarticulada em 1º/12/2021, durante a primeira fase da Operação Héstia.

A ação é um desdobramento da operação que teve o objetivo de combater uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas e que atuava em quatro Estados da Federação (AC, AM, RJ e RN).

Para lavar o dinheiro proveniente das atividades criminosas, um empresário do ramo de venda de extintores se utilizava de empresas sediadas em Rio Branco, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, a fim de simular um funcionamento regular dessas pessoas jurídicas e justificar os valores e bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas.

Além disso, apurou-se que, com o dinheiro obtido por meio da venda de drogas, o grupo criminoso também praticava a lavagem de capitais por intermédio de empréstimos – com cobrança de juros exorbitantes – a empresários da capital acriana.

O trabalho de inteligência desenvolvido pela Força-Tarefa de Segurança Pública do Acre continuou mesmo após a realização da operação e possibilitou a localização e apreensão desse valor pertencente à organização criminosa investigada. O dinheiro foi depositado em uma conta e ficará à disposição da Justiça.  

(Informações da P|F)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.