Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em ação conjunta, Polícia Civil cumpre mandados de prisão por furtos de cargas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Em ação conjunta, Polícia Civil cumpre mandados de prisão por furtos de cargas


A Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC) da Seic, em operação conjunta com apoio à Delegacia de Investigações Gerais (DIG Barretos) de São Paulo, prendeu, na última sexta-feira (4), um acusado no Bairro do Cohapam, em São Luís. O suspeito estava na companhia de outros indivíduos que integram uma organização criminosa envolvida com diversos furtos qualificados de cargas, assim como falsificação de documentos e falsas comunicações de crimes. A operação aconteceu também com 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão temporária nos Estados de São Paulo, Paraná e Ceará.

A ação é coordenada pela Polícia Civil de São Paulo, da unidade de Barretos, onde os policiais buscam cumprir 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão temporária em São Paulo, Paraná, Maranhão e Ceará. A operação da Polícia Civil do Maranhão, por meio da Seic, prendeu um dos acusados em São Luís, por seu envolvimento a uma quadrilha a qual realizava os crimes nos três Estados. O acusado de 43 anos de idade foi preso no Bairro Cohama, em São Luís, deu cumprimento ao mandado de prisão temporária, da 1ª VC da Comarca de Barretos (SP).

A investigação apontou que os caminhoneiros de posse das cargas das empresas para realizar os transportes conseguiam desviar as cargas. Depois, realizavam Boletins de Ocorrência falsos. Eles relatavam nas ocorrências falsificadas que tinham sido assaltados nas vias. Nessas circunstâncias, eles informavam às empresas que tinham sido assaltados. Sendo que, na verdade, forjavam o assalto. 

De acordo com as investigações, foram identificadas, ao menos, 74 ocorrências falsas, dando conta de que eles tinham sofrido assaltos. As ocorrências são entre os anos de 2019 e 2020. Ainda segundo as informações, cerca de 20 motoristas estão envolvidos nas ocorrências fraudulentas. As cargas desviadas eram de alimentos e bebidas.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em:

Santa Bárbara d’Oeste (SP); 

Arapongas (PR);

Bela Vista do Paraíso (PR);

Rolândia (PR);

Apucarana (PR);

Londrina (PR);

Ibiporã (PR);

Mandirituba (PR);

São José dos Pinhais (PR);

Fazenda Rio Grande (PR);

Curitiba (PR);

Balsa Nova (PR);

Campo Largo (PR);

Matinhos (PR);

Cruzeiro d’Oeste (PR);

Fortaleza (CE);

São Luís (MA);.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.