Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Conatibus investiga falsidade ideológica eleitoral e lavagem de capitais

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Operação Conatibus investiga falsidade ideológica eleitoral e lavagem de capitais


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (8/2), a Operação Conatibus, que investiga os crimes de falsidade ideológica eleitoral (popularmente conhecido como caixa dois) e lavagem de capitais.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Parauapebas e Marabá, no Estado do Pará, e em Palhoça, no Estado de Santa Catarina.

A investigação teve início a partir de indícios de falsas doações eleitorais para campanha eleitoral de 2020 no município de Parauapebas (PA), sendo que os valores utilizados para doação não eram provenientes das origens declaradas.

Foram realizadas diversas doações, sendo que duas delas no valor de R$ 500 mil e outra de R$ 300 mil despertaram suspeitas. Um dos autores confessou a prática delituosa informando que foi cooptado para realizar a doação para campanha eleitoral do candidato e que, em troca, receberia certa quantia.

Com a confirmação da hipótese criminal, os envolvidos podem responder pelo crime de falsidade ideológica eleitoral (previsto no Art. 350., do Código Eleitoral), com pena de até 5 anos, e lavagem de capitais (do Art. 1º, da Lei n º 9.613/98), com pena de até 10 anos.

Foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio da covid-19.

As investigações continuam em andamento.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.