Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Touchdown combate contrabando de cigarros em municípios de Minas Gerais

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Operação Touchdown combate contrabando de cigarros em municípios de Minas Gerais


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (17/2), a Operação Touchdown, visando desarticular esquema de contrabando de cigarros praticado por associação criminosa localizada em diversos municípios de Minas Gerais.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 9ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte e cumpridos nas cidades mineiras de Belo Horizonte (1), Igaratinga (3), Pimenta (1),  Divinópolis (2), Varginha (2), Guiricema (3), Barbacena (1), Ubá (1) e Juiz de Fora(1).

 A investigação teve início a partir de informações obtidas no bojo da Operação Viciosa, desencadeada em 20/2/2020. A PF identificou que havia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, comércio ilícito de cigarros de origem estrangeira. Fornecedores e distribuidores participavam do esquema, prestando auxílio mútuo uns aos outros, e atuavam de forma associada para a compra, revenda e distribuição da mercadoria ilícita, nesta capital e em diversos municípios do Estado.

O contrabando é crime de atribuição investigativa da Polícia Federal e se trata de delito que lesa vários bens jurídicos tutelados, como a administração pública, a saúde pública, a economia e o mercado de consumo.

Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa, cujas penas podem chegar a cinco e três anos de prisão, respectivamente.

Foram apreendidos celulares, agendas, dois caminhões, um veículo, 25 caixas de cigarros importados e amostras de cigarros nacionais com indícios de falsificação que passarão por perícia.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.