Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate mineração ilegal de granito no interior do Espírito Santo

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Polícia Federal combate mineração ilegal de granito no interior do Espírito Santo


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (9/2), a Operação Rolo Stones, dedicada a reprimir a mineração ilegal de granito no interior do Estado. Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Venda Nova do Imigrante, emitidos pela Justiça Federal.

As investigações se iniciaram após a verificação de que uma empresa, sem qualquer licença do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) ou autorização de lavra da Agência Nacional de Mineração (ANM), admitiu ter extraído, entre os anos de 2018 e 2020, o equivalente a 25 mil metros cúbicos de granito, num valor aproximado de R$ 8 milhões.

A operação de hoje visa um importante ativo ambiental, os recursos minerais e sua regular e legalizada exploração. O segmento do mármore e granito sabidamente é um dos mais destacados na economia capixaba e ações desta natureza responsabilizam empresas que atuam em desacordo com as regras e normas impostas ao setor, beneficiando todas aquelas que prezam pela atuação correta e socialmente responsável.

Os investigados poderão responder pela prática de extração mineral ilegal (Art.29., da Lei 9.605/98) e usurpação de bens da União (Art. 2º, da Lei 8.176/91).  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.