Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate o tráfico de armas para garimpeiros na Terra Indígena Ianomâmi

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Polícia Federal combate o tráfico de armas para garimpeiros na Terra Indígena Ianomâmi


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (8/2), a Operação Aurum com o objetivo de investigar um esquema de tráfico de armas que abastecem garimpos ilegais na Terra Indígena Ianomami.

Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista (RR), expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima, após manifestação favorável do MPF.

Durante o cumprimento dos mandados, o suspeito foi preso em flagrante, com cinco armas de fogo, tambores para revólveres e diversos itens para fabricação de armas, incluindo mais de 30 coronhas para espingardas.

Na casa do indivíduo, funcionaria uma verdadeira fábrica ilegal de armas destinadas a garimpeiros.

A operação é um desdobramento de uma ação do ano passado, que resultou na prisão, em flagrante, de dois homens, abordados com, aproximadamente, R$ 20 mil em ouro bruto, em plena luz do dia, no centro de Boa Vista (RR).

As investigações identificaram que um dos presos estaria negociando a compra de armas com um terceiro, principal alvo da operação de hoje. Durante as negociações, foram enviadas imagens de vários armamentos disponíveis, como pistolas, revólveres e espingardas de grosso calibre, inclusive de armas em processo de fabricação.

O inquérito policial aponta que o principal destino das armas seria regiões de garimpo ilegal, localizados principalmente na Terra Indígena Ianomami.

Não há indícios do envolvimento dos suspeitos com facções criminosas.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.