Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação de combate ao contrabando de cigarros de origem estrangeira

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Polícia Federal inicia operação de combate ao contrabando de cigarros de origem estrangeira


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (10/2), a Operação Buttlegging, que visa desarticular grupo criminoso responsável pela internalização em território nacional e distribuição de cigarros de origem estrangeira no Estado de Rondônia.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Ji-Paraná, Vilhena e Porto Velho, expedidos pela Justiça Federal de Ji-Paraná (RO), tendo sido determinado, ainda, sequestro de bens dos investigados, bem como a imposição de medidas cautelares diversas da prisão, como comparecimento em juízo, proibição de manter contato com outros investigados e monitoração eletrônica.

A investigação teve início com a prisão, em flagrante, de dois investigados, transportando cinco mil maços de cigarros de origem estrangeira. A partir disso, a investigação chegou aos responsáveis pela introdução do cigarro contrabandeado no Estado de Rondônia, bem como por sua distribuição a diversas cidades da região.

Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelo crime de contrabando (Art. 334-A, § 1º, do CP), cujas penas podem chegar a 5 anos.

A expressão “buttlegging” é utilizada em inglês para se referir ao comércio ilegal de cigarros.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.