Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal intensifica fiscalização na Unidade de Conservação Reserva Biológica do Jaru para impedir invasões

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Polícia Federal intensifica fiscalização na Unidade de Conservação Reserva Biológica do Jaru para impedir invasões


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (9/2), a Operação Sentinela com o objetivo de coibir invasões na Reserva Biológica do Jaru (RO), Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo informações levantadas pela Polícia Federal e relatórios técnicos, indivíduos acamparam nas proximidades do local, com a intenção de invadir a Reserva, sendo assim, com real risco de comprometimento da posse pelo Poder Público da área e também degradação ao meio ambiente. Em virtude da necessidade de evitar turbação ou esbulho da Reserva Biológica do Jaru (Rebio Jaru), foi expedido pela 1ª Vara Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná (RO), liminarmente, mandado de interdito proibitório, visando à manutenção da posse em favor do ICMBio.

Nesta data, a decisão judicial foi devidamente cumprida pela Polícia Federal, com o ICMBio e Polícia Militar, estando presentes também oficiais de Justiça federais para intimação de todos os envolvidos.

Vale destacar ainda que, em ato subsequente, os órgãos incumbidos de promoverem a prevenção e repressão de ilícitos ambientais na Reserva Biológica do Jaru (RO) realizaram, em conjunto, intensa fiscalização na Unidade de Conservação.

O nome da operação se refere ao fato de as entidades federais estarem sempre atentas e vigilantes, visando a prevenir invasões de terras da União.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.