Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga esquema de desvios de verbas públicas destinadas à Universidade Federal Fluminense

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Polícia Federal investiga esquema de desvios de verbas públicas destinadas à Universidade Federal Fluminense


 Na manhã desta quinta-feira (17/2), a Polícia Federal iniciou a Operação Quadro-Negro com objetivo de desarticular organização criminosa envolvida em desvio de verbas destinadas à educação pública na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na ação de hoje, cerca de 20 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói, sendo dois em Niterói e dois na cidade do Rio de Janeiro.

A investigação, iniciada em 2015, identificou desvio de verbas na ordem de R$ 3,7 milhões em contratações emergenciais e ordinárias entre a UFF e uma grande empresa de terceirização de mão de obra, no período de 2011 a 2015.

A fraude acontecia na contratação da empresa, e a cada pagamento pela execução do contrato eram feitos pagamentos a um instituto ou uma empresa de consultoria de propriedade e controle de um professor e servidor da UFF, que utilizava um contrato de prestação de serviço fictício de consultoria para justificar os recebimentos.

Parte dos pagamentos recebidos pelo servidor por meio de seu instituto e sua empresa de consultoria eram, então, repassados a outro servidor da UFF, diretamente ou por meio de seus parentes. Esse servidor – beneficiário final do desvio de verba – era o responsável pelos trâmites relacionados à abertura do processo de escolha da empresa (licitação ou contratação emergencial), sua seleção e posterior execução do contrato administrativo, incluindo sua fiscalização, ao longo de vários anos.

A operação busca ainda identificar se os desvios de verba destinados à educação pública federal continuaram após o ano de 2015. São investigados crimes de licitação, peculato (desvio de verba), organização criminosa e lavagem de dinheiro.

* O nome da operação, Quadro-Negro, faz referência ao equipamento usado pelos professores em salas de aula.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.