Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga esquema de fraudes no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Polícia Federal investiga esquema de fraudes no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar


 A Polícia Federal iniciou, hoje (24/2), a segunda fase da Operação Pasto de Papel, que tem como objetivo investigar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional cometidos na região de Cacimbinhas (AL) e adjacências.

Aproximadamente 30 policiais federais foram mobilizados para dar cumprimento a seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 12ª Vara Federal de Alagoas, Subseção de Arapiraca (AL). Também está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Juízo da 11ª Vara Federal da Subseção de Santana do Ipanema (AL), no interesse do inquérito policial que deu origem à primeira etapa desta operação policial.

A primeira fase da operação foi realizada em 2/12/2021. Os fatos investigados, nesta segunda etapa, são semelhantes, embora tenham acontecido em região diversa. As investigações em ambos os casos indicam que um determinado grupo, por meio de simulações de contratos de promessa de compra e venda, comodato e de outras formas capazes de sugerir titularidade de uma propriedade rural, além de outras fraudes na instrução dos pedidos de financiamento, logrou êxito em obter a liberação dos recursos que, tão logo disponibilizados nas contas bancárias, eram destinados para finalidades diversas das previstas pelo programa de incentivo à agricultura familiar

Estima-se que o valor total dos contratos investigados nesta segunda etapa aproxima-se de R$ 1 milhão. Assim como a primeira fase, esta etapa também contou com apoio do Banco do Brasil, instituição bancária que opera a concessão dos financiamentos relacionados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Os documentos apreendidos serão juntados ao inquérito policial instaurado na Polícia Federal, em Alagoas.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.