Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate fraudes à Previdência Social

quarta-feira, 23 de março de 2022

Polícia Federal combate fraudes à Previdência Social


 A Polícia Federal iniciou hoje (23/3), em conjunto com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (Cgtin), do Ministério do Trabalho e Previdência, a Operação Policial Fraude Dupla para combater associação criminosa que fraudava a Previdência Social.

As investigações identificaram que o “modus operandi” do grupo criminoso consistia na criação de pessoas fictícias e envolvia a falsificação de certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência, com o objetivo de fraudar o INSS. As fraudes praticadas envolveram a concessão de, ao menos, 16 benefícios previdenciários, entre eles os benefícios de amparo ao idoso de baixa renda, pensão por morte, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria por idade. A partir da identificação dos benefícios fraudados, a Polícia Federal descobriu outros integrantes do esquema, dentre eles um advogado que já foi vereador em Vespasiano (MG). Os envolvidos serão autuados pela prática dos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa. O prejuízo já sofrido pela União com as fraudes é superior a dois milhões e setecentos mil reais e, com a operação de hoje, a PF impede novas perdas superiores a dois milhões e setecentos mil reais aos cofres públicos.

A PF representou por quatro mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte e cumpridos nos municípios mineiros de Vespasiano (2), Ribeirão das Neves (1) e Itambé do Mato Dentro (1).

O nome da Operação faz uma alusão ao “modus operandi” dos criminosos, pois, em algumas das fraudes, verificou-se que os benefícios foram fraudados duas vezes – um benefício fraudado, que havia sido suspenso por falta de prova de vida, acabava sendo reativado, com a inserção de novos documentos falsos, contendo fotografia de outra pessoa.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.