Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula associação criminosa especializada em receptação de encomendas dos Correios no sul do Tocantins

quinta-feira, 24 de março de 2022

Polícia Federal desarticula associação criminosa especializada em receptação de encomendas dos Correios no sul do Tocantins


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (24/3), a Operação Circumitus com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada em receptação de objetos e encomendas desviados dos Correios no Estado do Tocantins.

Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão nas cidades de Gurupi (TO) e Araguaçu (TO), expedidos pela Subseção Judiciária de Gurupi – Justiça Federal. Um funcionário dos Correios foi preso.

As investigações iniciaram-se em julho de 2020, com o objetivo de apurar o desvio de aparelhos celulares postados na agência dos Correios, em Araguaína, com destino ao sul do Estado.

Todos os anos milhares de objetos postais transportados pelos Correios são desviados, abastecendo o comércio ilegal de produtos eletrônicos e aparelhos celulares, provocando graves prejuízos para a empresa pública.  

A ação de hoje visa à apreensão de novos elementos de provas e de bens adquiridos com o produto dos crimes, a fim de ressarcir os prejuízos causados.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato-desvio, receptação e associação criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 7 anos de reclusão, além de outras práticas criminosas que venham a ser identificadas no decorrer das investigações.

A operação foi denominada Circumitus em alusão ao vocábulo desvio oriundo do latim.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.