Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga a retenção de cartão de benefícios sociais e previdenciários de indígenas

quarta-feira, 16 de março de 2022

Polícia Federal investiga a retenção de cartão de benefícios sociais e previdenciários de indígenas


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (16/3), a Operação Alarma para combater a prática ilegal de retenção de cartões de benefícios sociais e previdenciários de indígenas da etnia Kulina e Kaxinawas das aldeias da região do Alto Purus, na cidade de Feijó (AC).

Na ação, 20 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão em locais suspeitos de reterem os cartões previdenciários dos indígenas, bem como de se apropriarem dos benefícios assistenciais.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário (Art. 171., § 3º, do CP), extorsão (Art. 158., do CP), e apropriação indébita (Art. 168., do CP), com penas de até 10 anos e meio de reclusão.

A origem do nome da operação faz referência ao poema Indianista brasileiro escrito pelo poeta Gonçalves Dias. Na obra “I-Juca-Pirama”, “alarma” foi o grito de guerra proclamado por um índio da tribo tupi antes de entrar na luta contra uma tribo inimiga.

A Polícia Federal continuará as investigações, buscando elucidar a real amplitude dos ilícitos praticados até o momento capitulados como apropriação indébita, sem prejuízo de outros crimes eventualmente descobertos.

Reforçamos que a atual pandemia não afetou as ações da instituição nos crimes de sua atribuição e que as diligências policiais foram cumpridas em total observância às normas sanitárias de prevenção à covid-19, sobretudo o uso de equipamentos de proteção individual para resguardar a saúde dos policiais e dos investigados.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.