Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga irregularidades na concessão de salário-maternidade

segunda-feira, 21 de março de 2022

Polícia Federal investiga irregularidades na concessão de salário-maternidade


 A Polícia Federal iniciou, nesta segunda-feira (21/3), a Operação Cegonha com objetivo de combater irregularidades na concessão de salário-maternidade mediante inserção, por servidora pública, de falsos dependentes nos sistemas do INSS.

As investigações tiveram início com base nos trabalhos da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (Cgint) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que também apoiou a investigação.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas residências de uma servidora do INSS, de uma ex-estagiária, bem como na agência do INSS em que ambas estavam lotadas.

Análises demonstram que a servidora ingressava no sistema de concessão de benefícios e requeria para si própria, quase que mensalmente, um salário-maternidade, a partir da criação de dependentes fictícios e inserção de contribuições fictícias com valores próximos ao teto.

Depois das concessões dos benefícios fraudados e dos respectivos pagamentos, para ocultar suas irregularidades, a servidora procedia à alteração das titularidades para terceiros e diminuía dos valores das rendas mensais iniciais.

A referida servidora concedeu também salários-maternidades que foram recebidos pela ex-estagiária, que, por esta razão, também foi alvo das buscas.

O prejuízo estimado é de R$ 1 milhão e envolve, até o memento, mais de 40 benefícios de salário-maternidade, todos atrelados à conta-corrente da servidora ou da ex-estagiária.

As investigadas serão, a princípio, indiciadas pelos delitos de corrupção passiva (Art. 317.) e inserção de dados falsos no sistema (Art. 313-A), ambos previstos no Código Penal.

O nome Cegonha faz alusão ao mito popular do pássaro que leva os filhos no bico até a mãe.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.