Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Lâmia combate crimes relacionados ao abuso e exploração sexual infantil

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Operação Lâmia combate crimes relacionados ao abuso e exploração sexual infantil


 Nesta quarta-feira (13/4), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de investigados por crimes relacionados ao abuso e exploração sexual infantil. A ação é resultado da Operação Lâmia, que foi iniciada na região da grande Belém, no Estado do Pará.

Somente no ano de 2022, a Polícia federal cumpriu, no Pará, sete mandados de busca e apreensão visando apurar crimes relacionados ao abuso sexual infantil.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder pelos crimes de estupro de vulnerável (Art. 217-A, penas de 8 a 15 anos) do Código Penal, além da produção (Art. 240., penas de 4 a 8 anos) e armazenamento de pornografia infantil (Art. 241-B, penas de 1 a 4 anos), previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 27 anos de prisão.

O material apreendido (celulares, computadores, “pen-drives” e cartões de memória) serão encaminhados para perícia criminal, com o fim de obter mais elementos para confirmar a hipótese criminal.

O nome da operação remete a Lâmia, que, na mitologia grega, era uma rainha que se tornou um demônio devorador de crianças.

A Polícia Federal tem como prioridade o combate aos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantil, visando identificar vítimas vulneráveis e prender abusadores fazendo cessar o cometimento de tais ações, as quais afetam diretamente a sociedade e a família brasileira, principalmente crianças e adolescentes.

Ressalta-se a importância da participação da sociedade ao informar toda e qualquer forma de violência praticada contra crianças e adolescentes.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.