Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Sem Volta para Casa investiga crime de redução a condição análoga à de escravo

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Operação Sem Volta para Casa investiga crime de redução a condição análoga à de escravo


 Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (13/4), a Operação Sem Volta para Casa, que visa combater o crime de redução a condição análoga à de escravo. Está sendo cumprido mandado de busca e apreensão no município de Itupiranga (PA).

A investigação apura se um grupo de trabalhadores, composto, inclusive, por crianças e idosos, estaria sendo submetidos a trabalhos degradantes, sem condições de higiene, sem direitos trabalhistas garantidos e sem alojamento adequado, bem como restrição da liberdade por dívidas e vigilância constante.

A investigação da Polícia Federal visa confirmar as condições aviltantes à dignidade da pessoa humana a que estariam sendo submetidos os trabalhadores.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão cumprir pena que poderá ultrapassar os 12 anos, considerando a presença de crianças e adolescentes entre as vítimas.

O nome da operação é uma referência aos trabalhadores que alegaram impedimento de deixar a localidade por dividas e vigilância constante.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.