Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação Arcanjo em Teresópolis (RJ)

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Polícia Federal inicia operação Arcanjo em Teresópolis (RJ)


 Nesta quinta-feira (7/4), a Polícia Federal iniciou, no município de Teresópolis (RJ), a Operação Arcanjo, visando a reprimir o compartilhamento e posse de imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantil.

O inquérito policial foi instaurado a partir do compartilhamento de provas por meio da cooperação policial internacional com atuação da PF e ratificadas por diligências realizadas na “internet” e em locais de interesse, resultando inicialmente na identificação de um usuário que compartilhava arquivos de imagens e vídeos de cunho pornográfico infantil, bem como de seu endereço residencial.

O suspeito utilizava “softwares” criptografados de compartilhamento com outros usuários criminosos do mundo todo. As provas obtidas na investigação motivaram a expedição do mandado de busca e apreensão pela 1ª Vara Federal de Teresópolis.

Durante cumprimento do mandado, foram localizados vídeos e imagens com conteúdo de abuso infantil, resultando na prisão, em flagrante, pelos crimes previstos noEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigos 241-A e 241-B, armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantil. Foram apreendidos nove itens, dentre eles celulares, “notebooks” e “pen-drives”.

O nome da operação se inspirou em Gabriel Arcanjo, considerado por diversas religiões como o Anjo protetor das crianças.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.