Nos dias 3 e 4 de maio, a PF, por meio de ações coordenadas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), iniciou a Operação Madeira da Noite II. O foco é o combate ao desmatamento ilegal no Estado.
Durante a operação, foi feita a prisão, em flagrante, de um dos envolvidos no delito, apreensão da madeira transportada e extraída de forma ilegal, a lavratura de um Termo Circunstanciado e a apreensão de um radiocomunicador do tipo satélite – conhecido como “rádio bolinha”.
Além de combater o desmatamento e desmantelar as organizações criminosas, a operação busca cumprir os acordos internacionais firmados pelo Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças Climáticas (COP26), realizada na Escócia.
A Operação Madeira da Noite I foi realizada nos dias 19 e 20 de abril, ocasião que foram apreendidos quatro radiocomunicadores do tipo satélite, quatro caminhões e uma carreta com, aproximadamente, 45m³ de toras e 53m³ de madeira serrada.
Foram inutilizados um trator e um caminhão, bem como uma serraria foi embargada pelo Ibama. Além disso, cinco pessoas foram presas em flagrante e conduzidas para a Delegacia de Polícia Federal de Altamira (PA).
A operação é decorrente de investigações e compartilhamento de informações entre os três órgãos e faz parte das ações Guardiões do Bioma Unidade Altamira (PA).
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.