Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Apate desarticula associação criminosa que fraudava auxílio emergencial

terça-feira, 10 de maio de 2022

Operação Apate desarticula associação criminosa que fraudava auxílio emergencial


A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (10/5), a Operação Apate com o objetivo de desarticular associação criminosa que fraudava auxílio emergencial.

Ao todo, 40 policiais federais participam da operação para dar cumprimento a nove mandados em Alagoas e um em Pernambuco, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Maceió (AL).

A investigação iniciou-se ano passado (2021), quando alguns donos de lotéricas identificaram que determinados funcionários estariam sendo cooptados pela associação criminosa, informando tal fato à Polícia Federal.

O meio fraudulento empregado consistia na ativação indevida do aplicativo CAIXA TEM, realizada pelos empregados cooptados, com o cadastramento e validação imprópria de inúmeros CPFs, o que ensejou vários pagamentos fraudulentos de auxílios emergenciais, em prejuízo ao erário federal.

Ademais, observou-se que os domicílios daqueles que tiveram os CPFs indevidamente ativados são totalmente diversos e muito distantes do local do cadastro e ativação do CAIXA TEM (Maceió/AL).

Outrossim, merece destacar que alguns indiciados possuem uma considerável quantidade de contas bancárias; trata-se de uma característica comum nas condutas de diversos fraudadores investigados no Banco Nacional de Fraude ao Auxílio Emergencial, que se utilizam desse artificio para otimizar e facilitar a movimentação de dinheiro oriundo de fraudes.

Os indiciados ficarão à disposição da Justiça Federal para responder pelos crimes de estelionato majorado (Art. 171., § 3º, do CP) e associação criminosa (Art. 288., do CP), qu,e somados, podem chegar a 8 anos de reclusão.

Na mitologia grega, “Apate” era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude. Foi, com o seu correspondente masculino Dolos (o espírito das ardilosidades), um dos espíritos que saíram da caixa de Pandora.  

(Informações da PF)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.