Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal e ANM iniciam operação conjunta de combate a crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Curitiba (PR)

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Polícia Federal e ANM iniciam operação conjunta de combate a crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Curitiba (PR)


 A Polícia Federal e a Agência Nacional de Mineração (ANM) iniciaram, nesta quinta-feira (12/5), a Operação Poligonal V com o objetivo de combater crimes contra o meio ambiente detectados na Região Metropolitana de Curitiba.

Trinta e quatro policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão em São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba e Araucária.

Os mandados estão sendo cumpridos em áreas poligonais com suspeita de lavra irregular. As ações objetivam reprimir possíveis delitos contra a ordem econômica e o meio ambiente, por causa da extração de minérios em desconformidade com a legislação.

A ação é resultado de investigações policiais, iniciadas por meio da análise de imagens de satélite de alta resolução, obtidas pela constelação PlanetScope. Esta é composta por mais de 130 satélites,  e as imagens são disponibilizadas no âmbito do Programa Brasil M.A.I.S, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A exploração de bens minerais da União, sem a devida autorização da Agência Nacional de Mineração e licença de operação do órgão ambiental, ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo, pode ensejar a prisão em flagrante delito e multa, além de medidas administrativas, como a paralisação da atividade e ação civil de ressarcimento por danos causados.   

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.