Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Mística na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Polícia Federal inicia Operação Mística na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro


 No fim da tarde de ontem (19/5), a Polícia Federal iniciou a Operação Mística com o objetivo de desarticular esquema criminoso de fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

Na ação, os policiais federais cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência de um homem, de 60 anos, em Belford Roxo (RJ), expedido pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti (RJ), que, também, determinou a suspensão cautelar dos benefícios previdenciários identificados como objeto de fraude.

A investigação, iniciada em 2020, aponta que o preso usava documentos falsos para dar entrada em benefícios do INSS. Além da prisão preventiva, os policiais federais apreenderam diversos documentos de identidade, CPFs, certidões de óbito e de nascimento, cartões magnéticos, impressoras, “chips”, celulares, “notebook”, “pen-drives”, “scanner” e outros instrumentos que serviam à falsificação.

De acordo com o INSS, identifica-se a existência de, pelo menos, 30 benefícios fraudulentos, dentre os quais se destacam pensões por morte e benefícios assistenciais ao idoso, com prejuízo estimado de cerca de meio milhão de reais.

O investigado responderá pelos crimes de falsificação de documento público (Art. 297., do CP), uso de documento público falso (Art. 304. do, CP), receptação de documentos provenientes de furto e roubo (Art. 180., do CP), petrechos de falsificação (Art. 294., do CP) e estelionato previdenciário (Art. 171., § 3º, do CP).

O nome “Mística” faz referência à personagem do universo X-Men, que se tornou mestre em criar novas identidades e mentir para garantir sua sobrevivência, transformando-se em outra pessoa para enganar e  alcançar os seus objetivos espúrios. Enquadra-se nas condutas criminosas praticadas pelo investigado.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.