Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Atendendo a pedido do MP-MA, Justiça condena município de Arari a fiscalizar cumprimento de regras de acessibilidade

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Atendendo a pedido do MP-MA, Justiça condena município de Arari a fiscalizar cumprimento de regras de acessibilidade


 Atendendo à solicitação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Justiça condenou, em 9 de maio, o município de Arari a notificar, no prazo de 90 dias, proprietários de 15 imóveis que tenham feito intervenções indevidas em calçadas, rampas e escadas fora dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na norma NBR 9050/2004. O objetivo é adequar as construções e garantir a acessibilidade.

O descumprimento da determinação está sujeito ao pagamento de multa de R$ 2 mil diários, até o limite de R$ 300 mil.

Segundo o juiz João Paulo de Sousa Oliveira, que acolheu os pedidos feitos pela promotora de Justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira em Ação Civil Pública ajuizada, em 2018, “ficou comprovada a inércia do município de Arari na fiscalização das construções irregulares nas calçadas por cidadãos e estabelecimentos comerciais, que não atendem às definições técnicas estabelecidas pela ABNT”.

Na ACP, a representante do MP-MA argumentou que a Secretaria Municipal de Obras não tomou medidas para interromper obras de construção de escadas em calçadas, o que estava impedindo o livre tráfego e forçando pedestres a terem contato direto com veículos nas vias públicas.

Antes de ajuizar a manifestação, em novembro de 2017, o Ministério Público tinha emitido Recomendação, com o mesmo objetivo de solicitar que o município garantisse plena acessibilidade nos locais. Entretanto, não foram tomadas as providências necessárias.

(Informações do MP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.