A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (15/6), a Operação Vil Metal com o objetivo de combater a distribuição de moeda falsa. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, nas cidades de Recife/PE (3) e Paulista/PE (1). Participaram da ação 20 policiais federais.
As investigações se iniciaram em novembro de 2021, quando foi instaurado um inquérito policial objetivando apurar a reiterada conduta criminosa de um indivíduo que foi preso em flagrante, em 7/11/2019 com 40 cédulas de 100 reais recebidas por meio postal.
Com a ação de hoje, a PF busca identificar outros envolvidos e confirmar o “modus operandi” do investigado, que adquire as cédulas falsificadas de fabricantes localizados em outros Estados da Federação, os quais enviam as notas por meio dos Correios e, chegando a Pernambuco, distribui a outros indivíduos que repassam as cédulas falsas no comércio e na aquisição de produtos como celulares, aparelhos eletrônicos e outros objetos que são anunciados em aplicativos de compra e venda pela “internet”.
O nome da operação faz referência ao apego demasiado dos criminosos ao dinheiro.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.