Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Cururupu, Justiça determina registro gratuito de nascimento de adolescente

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Em Cururupu, Justiça determina registro gratuito de nascimento de adolescente


 Como resultado de pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Justiça determinou, em 9 de agosto, o registro gratuito do nascimento de um adolescente de 13 anos no município de Cururupu. A ausência da documentação está impedindo o jovem de se matricular na rede municipal de ensino.

Proferida pelo juiz Azarias Alencar, a decisão é resultado de solicitação feita, em 8 de agosto, pelo promotor de Justiça Igor Adriano Trinta Marques, após informações do Conselho Tutelar local e dos pais do adolescente. O Conselho informou que o adolescente não possuía documentos de identificação devido à falta de registro de nascimento.

A mãe do jovem disse que tem interesse em registrar seu filho e só não havia feito isto porque ele mora com o pai. Ela teria perdido os documentos em um incêndio.

Por sua vez, o pai informou que, quando recebeu o rapaz para morar com ele, a mãe teria entregado o “teste do pezinho” para realizar o registro, mas perdeu o teste. Quando foi ao cartório, foi informado que deveria arcar com R$ 180, valor que ele não tinha condições de pagar.

“O adolescente não possui registro de nascimento, dando-lhe condição de extrema vulnerabilidade e impedindo-o de exercer seu direito constitucional à educação. À medida em que é impossibilitado de ser matriculado na rede municipal de ensino, isto causa danos imensuráveis à sua dignidade”, esclarece o representante do MP-MA, no pedido.

(Informações do MP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.