Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Açailândia (MA), Polícia Civil apreende 60kg de crack avaliados em quase R$ 2 milhões

sábado, 29 de outubro de 2022

Em Açailândia (MA), Polícia Civil apreende 60kg de crack avaliados em quase R$ 2 milhões


 A Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada na manhã dessa sexta-feira (28), conseguiu apreender 60 quilos de drogas que estavam escondidos no teto de um veículo na cidade de Açailândia. A apreensão é fruto de um trabalho integrado pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), pelo Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança (Cisp), pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e pelo Grupo de Pronto Emprego (GPE), sendo esses três últimos de Imperatriz.

A apreensão teve como base uma ação realizada pela Polícia Rodoviária Federal no último dia 6 de outubro, quando seis indivíduos foram interceptados em três veículos, onde, em um desses veículos, foi encontrada grande quantidade de drogas. Nessa ocasião, acreditou-se que os dois outros veículos funcionavam apenas como “batedores”, com o objetivo de avisar ao indivíduo que transportava a droga de eventuais barreiras policiais.

Após 20 dias de investigação, foi possível verificar que um segundo veículo, apreendido também, estava transportando grande quantidade de entorpecentes. Durante a vistoria do veículo de modelo Spin/Chevrolet, que se encontra apreendido na Delegacia Regional de Açailândia, os policiais civis encontraram os 60 tabletes de crack, avaliados em, aproximadamente, dois milhões de reais.

O material apreendido foi encaminhado ao Instituto Laboratorial de Análises Forenses para realização de exame pericial. Os indivíduos responsáveis pela droga se encontram presos preventivamente. As investigações terão continuidade para identificar mais envolvidos na prática criminosa.

Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Jair Paiva, a ação faz parte de um trabalho integrado pelas superintendências, pelos departamentos e pelos grupos especiais da PC-MA, além do Centro de Inteligência da SSP-MA, dando destaque para a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Imperatriz, que foi reativada pela atual gestão da PC-MA em menos de 15 dias, após ficar 14 meses inoperante. 

“Além da apreensão das drogas, a Polícia Civil do Maranhão destaca outro ponto, a reativação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) do município de Imperatriz que estava há 14 meses fechada, sendo reativada pela atual gestão da Polícia Civil do Maranhão que montou uma equipe composta por delegado e investigadores. Por ser o segundo maior município do Estado, notamos a importância de intensificar os trabalhos de combate ao tráfico de drogas na Região Tocantina através de um departamento especializado”, disse Paiva.

Na última quarta-feira (26), um casal foi preso em flagrante, no Bairro Parque Santa Lúcia, em Imperatriz, pelo crime de tráfico de drogas. Foram encontrados, no forro de um dos cômodos da casa, 34 invólucros de papel com substância amarela sólida similar à droga conhecida como crack, bem como uma pedra maior e vários fragmentos.

Em outra ação realizada no dia 16 de setembro deste ano, policiais civis cumpriram dois mandados de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com pena de 8 anos de reclusão e 1.200 dias-multa. O indivíduo era alvo de dois mandados, e estava foragido do sistema penitenciário desde 2020, sendo localizado na cidade de Imperatriz.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.