Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Forças de Segurança do Maranhão realizam operação contra desmatamento ilegal em zona rural de Altamira do Maranhão

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Forças de Segurança do Maranhão realizam operação contra desmatamento ilegal em zona rural de Altamira do Maranhão


 Uma ação integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar do Maranhão, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), flagrou, na manhã dessa terça-feira (18), um desmatamento ilegal que estava acontecendo no interior de uma propriedade situada na localidade Marmorana, zona rural do município de Alto Alegre do Maranhão.

Na ocasião, foi constatado o desmatamento de, aproximadamente, 73 hectares de mata nativa e secundária, além de palmeiras de babaçus, as quais são protegidas por lei, sem que o proprietário da terra possuísse a devida licença de autorização de supressão vegetal. No local, também foram apreendidos dois tratores equipados com lâminas para devastação ambiental.

A ação policial se deu durante um evento com integrantes da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria de Estado da Segurança Pública e moradores da comunidade Mamorana e Bora Hora, onde estas últimas reivindicam a área para fins de reforma agrária.

Durante o evento, moradores relataram sobre ameaças, disparos de armas de fogo e sobre o desmatamento que estava acontecendo no interior da propriedade em disputa.

O proprietário da área foi conduzido à Delegacia de Polícia onde foi autuado, em flagrante delito, pelos crimes ambientais, sendo arbitrada a fiança no valor de 30 mil reais , sendo ele posto em liberdade após o pagamento. Na mesma ocasião, a Sema lavrou contra o investigado o auto de infração no valor de 371 mil reais  em decorrência das infrações administrativas.

O caso está sendo investigado pela Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e pela 16ªDelegacia Regional de Bacabal.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.