Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil realiza operação contra organização criminosa que atuava na falsificação de documentos públicos

sábado, 26 de novembro de 2022

Polícia Civil realiza operação contra organização criminosa que atuava na falsificação de documentos públicos


 A Polícia Civil do Maranhão, em operação realizada na manhã da última quarta-feira (23), deu cumprimento a três mandados de prisão preventiva em desfavor de integrantes de uma organização criminosa voltada à falsificação de documento público para a prática de variadas fraudes. Os alvos da operação foram os municípios de São Vicente de Ferrer, região da Baixada Maranhense e na capital, São Luís.

Segundo o Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/Seic), as investigações concluíram que os criminosos conseguiam ter acessos a centenas de documentos, entre identidades verdadeiras, adulteradas, e falsificadas e, com o auxílio de variadas pessoas, recebiam valores oriundos de empréstimos bancários e benefícios previdenciários adquiridos em nome de pessoas vítimas ou, até mesmo, em nome de pessoas fictícias.

Durante a prisão de um dos investigados, os policiais encontraram inúmeros documentos de identidade em nome de variadas pessoas, além de cédulas de identidade em branco. Também foram encontrados inúmeros documentos de identidade verdadeiros com a foto do investigado, porém com nomes e dados diferentes, identidades tiradas no Instituto de Identificação do Estado.

A primeira fase da operação foi realizada no dia 31 de agosto deste ano, com a prisão, em flagrante, de duas pessoas na cidade de São Luís, dentre elas a líder da organização criminosa.

Nessa segunda fase, os trabalhos policiais contaram com apoio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI).  

As investigações terão continuidade com objetivo de identificar todos os integrantes da organização criminosa, bem como, apurar o envolvimento de agentes públicos e funcionários de instituições financeiras com o grupo criminoso. 

Os investigados presos serão encaminhados ao centro de detenção da capital, onde ficarão custodiados à disposição da Justiça.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.