Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação contra fraudes financeiras no Espírito Santo

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Polícia Federal inicia operação contra fraudes financeiras no Espírito Santo


 A Polícia Federal, com a colaboração da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), iniciou, na manhã de hoje (29/11), operação policial dedicada a reprimir a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em Cariacica (ES), em endereços residenciais e comerciais de proprietários e pessoas ligadas às empresas investigadas. Também a pedido da PF, foi determinado, judicialmente, o sequestro de bens e valores que superam R$ 4,6 milhões, medida que inclui imóveis, veículos e valores apurados em contas bancárias.

Paralelamente, a CVM editou o Ato Declaratório 20.334 (“Stop Order”), alertando aos participantes do mercado sobre a inexistência de autorização da referida sociedade e seu sócio para atuar no mercado de valores mobiliários.

O objetivo das ações de hoje, além do cumprimento das ordens judiciais, é obter novos elementos de provas para desmantelar o esquema criminoso dedicado à operação de instituição financeira sem a devida autorização, gestão fraudulenta e exercício irregular da atividade de administrador de carteira no mercado de valores mobiliários.

A PF e a CVM entendem que, além de caracterizarem mais um relevante fator de inibição de desvios de conduta no mercado de capitais, as medidas conjuntas ora adotadas evidenciam a importância cada vez maior do amplo trabalho coordenado que as duas instituições vêm realizando em várias frentes de interesse institucional comum, o qual está respaldado por um acordo de cooperação que celebraram no ano de 2010.

Entenda o caso

A operação apura a atuação irregular de uma empresa capixaba que, pelo menos desde o ano de 2020, tem captado recursos de terceiros e atuado irregularmente como administrador de carteiras no mercado de valores mobiliários.

Ainda mais grave, o sócio dessa empresa tem gerido de forma fraudulenta os recursos aportados pelos clientes, uma vez que ele tem efetuado, sistematicamente, operações com ativos de baixa liquidez, auferindo resultados positivos em benefício próprio, em detrimento dos clientes que vêm amargando resultados negativos.

Crimes investigados

Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de Gestão Fraudulenta, Operação Irregular de Instituição Financeira e Exercício Irregular no Mercado Mobiliário, com penas que podem chegar a dezoito anos de prisão.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.