Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Força-tarefa inicia operação no combate ao tráfico internacional de drogas

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Força-tarefa inicia operação no combate ao tráfico internacional de drogas


 A Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP), coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil e Militar de Minas Gerais, inicioum nesta terça-feira (13/12), a Operação Rota de Ferro para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.

Mais de 100 policiais cumprem 28 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão nas cidades de Uberaba (MG), Franca (SP), Imperatriz (MA), Rondon do Pará (PA), Campo Grande (MS), Corumbá (MS) e Ladário (MS).

Além dos mandados, a Justiça Federal determinou o sequestro de veículos e imóveis e bloqueio de contas bancárias utilizadas para movimentar quantia superior a R$ 130 milhões nos últimos três anos.

A investigação teve início com a apreensão de 148kg de cocaína em Uberaba (MG), no início do ano, quando foi descoberto esquema de tráfico da droga originária da Bolívia, internalizada pela fronteira em Corumbá (MS) e destinada, principalmente, aos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Apurou-se que intermediadores associados a traficantes bolivianos arregimentavam motoristas de caminhões transportadores, em regra, de minério de ferro, na região de Corumbá, a fim de que realizassem o transporte da substância em meio à carga lícita.

No local de destino, entrava em ação outro núcleo da organização responsável por descarregar a droga do caminhão e realizar a entrega ao destinatário.

A investigação também chegou a titulares de contas bancárias que eram utilizadas para movimentação dos valores referentes ao tráfico de drogas, constatando-se que, por meio das contas, houve movimentação de mais de R$ 130 milhões em período inferior a 3 anos.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas máximas somadas podem chegar a mais de 25 anos de reclusão.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.