Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate migração ilegal no leste de Minas Gerais

sábado, 17 de dezembro de 2022

Polícia Federal combate migração ilegal no leste de Minas Gerais


 A Polícia Federal cumpriu na manhã dessa sexta-feira (16), na cidade de Guanhães (MG), dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Justiça Federal de Governador Valadares.

A ação é em continuação à Operação Policial Fake Family, realizada em 22/3, para combater crimes de promoção de migração ilegal.

As investigações revelaram que os acusados teriam criado núcleos familiares inexistentes, utilizando falsificação de documentos públicos, com alteração de informações como datas de nascimento, filiações e outros dados, com o fim de tentar facilitar o ingresso em solo estadunidense.

A criação de falsas famílias, utilizava o golpe do “cai-cai” ao tentar ludibriar as autoridades de migração do país de destino, fazendo crer que se tratavam de famílias verdadeiras que migravam acompanhadas de seus filhos menores de idade.

A quadrilha também utilizava falsificações para viabilizar a viagem de menores desacompanhados ou sem a autorização de ambos os genitores.

Alguns pais e mães somente descobriam que seus filhos haviam deixado o país, quando já haviam migrado ilegalmente, sem meios de revê-los ou visitá-los.

Apurou-se ainda que diversos viajantes foram vítimas dos contrabandistas, entregando-se à exploração da migração ilegal para os Estados Unidos e falsificação de documentos.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.