Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação de combate ao contrabando de cigarros eletrônicos

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Polícia Federal inicia operação de combate ao contrabando de cigarros eletrônicos


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (13/12),  a Operação Vape, de combate ao contrabando de cigarros eletrônicos.

Policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul e Carlos Barbosa.

A investigação teve início em janeiro de 2022, a partir de apreensão de grande quantidade de mercadorias estrangeiras realizada em abordagem policial, em um posto de combustível, na cidade de Santa Maria.

Segundo avaliação da Receita Federal, as mercadorias somavam o valor de mercado de R$ 2.634.970,60, com total de tributos e multas acima de dois milhões e meio de reais.

Com o avanço da investigação, foi possível identificar os demais agentes envolvidos na aquisição e distribuição das mercadorias, os quais atuam preponderantemente na região da Serra Gaúcha.

São apurados os delitos de descaminho, contrabando e associação criminosa, todos do Código Penal; cujas penas totais somam mais de 12 anos de reclusão.

O nome da operação, Vape, faz referência à apreensão de grande quantidade de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF’s), também conhecidos como “cigarros eletrônicos”, cuja importação e venda é proibida no Brasil.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.